Esboços: 04 maneiras de começar qualquer desenho

Tempo de leitura: 10 minutos

Tipos de esboço

Photo by Alp Allen Altiner on Unsplash

Oi artistas! Tudo bem?

Cá estou eu aqui de novo com mais um artigo para o nosso BLOG.

Eu acompanho alguns “artistas do traço” e os caras chegam a confundir a nossa mente com desenhos que são praticamente fotos e, para a maioria das pessoas, a pergunta que vem a mente é:

“Como é que o cara conseguiu?” 

Sempre me fiz essa pergunta também, estudava qualquer material que eu encontrasse, fossem livros, revistas, internet… enfim, era difícil entender como um desenho se tornava a “cópia” de uma foto.

Como disse, essa pergunta sempre me acompanhou desde garoto (ai…ai…esses anos que passam ) e, um dia, ao assistir mais um dos milhares de tutoriais, percebi que a minha vida inteira eu me fiz a pergunta errada…

A pergunta correta não era como o artista chegava até aquele resultado, mas sim, DE ONDE ELE PARTIA!

Isso mesmo, a questão toda é que existem técnicas de sombreamento, traçado, sensibilidade do artista e uma série de outras coisas que são levadas em conta para que a “foto” apareça diante de nossos olhos, mas tudo nasce à partir do que chamamos de ESBOÇO.

Esse termo pode ser utilizado nas mais diferentes áreas e representa o estágio inicial de uma obra de arte ou atividade mas, aplicando o conceito para o desenho especificamente, o esboço é um conjunto de traços iniciais, uma idéia preliminar do trabalho e que representa, de maneira muito breve, o objetivo do artista. É através do esboço que o artista faz o delineamento da forma e proporção de seus desenhos e, à partir desse estágio inicial já definido, o desenhista começa a dar o aspecto realista que estamos acostumados (e, em alguns casos, maravilhados) a ver por aí.

O assunto desse artigo é sobre FORMAS DE FAZER UM ESBOÇO!

Mas chega de papo, bora entender como é que isso funciona… 

O método “GRID”

Esse método é o mais conhecido, pois ele se utiliza de coordenadas na folha para demarcar as áreas do desenho.

Ele é muito utilizado em Desenhos Realistas pelo fato de que o artista (ou seja… você mesmo ) consegue “mapear” as áreas do desenho a serem reproduzidas e isso facilita o trabalho, pois você se concentra em um “quadradinho por vez” quando estiver fazendo o esboço.

A vantagem desse método é que temos um visão do desenho de uma forma geral, mas ao mesmo tempo conseguimos focar em pequenas partes também, utilizando aquele velho ditado “dividir para conquistar”. 

Esse método fornece uma outra facilidade que é a “calibragem do nível de detalhe”  (vide figura acima) com o qual queremos trabalhar, pois quanto menores forem os “quadradinhos” na folha, mais detalhada será a reprodução final.

Basicamente, os passos a serem seguidos para criarmos o esboço usando o “grid” são:

  1. Escolhermos a figura a ser desenhada (vamos chamá-la de “matriz”);
  2. Se estivermos com a figura matriz impressa, criamos os quadrados traçando linhas horizontais e verticais nessa folha para “mapear” o desenho;
  3. Se estivermos com o desenho a ser reproduzido apenas na tela do computador podemos utilizar um software de edição de imagens (como por exemplo, o “PhotoShop”) para “quadricular” a figura;

Realizando os passos até aqui, devemos ter então o “grid” de acordo com as duas figuras iniciais mostradas acima.

Agora que temos as coordenadas na figura matriz, basta utilizarmos uma folha em branco e traçarmos o “grid” com a mesma medida (horizontal x vertical) e depois que essa folha estiver toda quadriculada também, traçarmos o esboço em cada um dos quadrados, seguindo as coordenadas originais.

Dica importante:

Quando formos criar esse grid na folha em branco, devemos utilizar linhas horizontais e verticais bem claras, uma vez que elas serão apagadas depois que o esboço estiver finalizado.

O método “DECALQUE”

Fonte: http://nogueirense.com.br/decalque-de-folhas/

Essa é outra forma de esboçar uma obra e que também é utilizada nos desenhos realistas.

O método de decalque é relativamente simples como será explicado abaixo, porém você precisa ter em mente que não se trata apenas de “riscar ou contornar o desenho original”, mas sim de interpretar os principais traços que dão forma àquela imagem.

Ele consiste, basicamente em “transferir” o desenho da folha “matriz” para a folha em branco através de um outra folha com grafite.

Você pode utilizar papel vegetal para receber o desenho e canetas de diversas pontas, sendo uma para contornos e outras para preenchimento do desenho, mas o mais importante é você testar o material que mais lhe proporcione os resultados esperados.

O processo é bem simples! 

Com um lápis 2B ou 4B, pinte por completo uma folha de papel (dessas de escritório mesmo), porém, em apenas 01 dos lados da folha.

Canal YouTube: Hélcio Sousa

Depois que um lado da folha estiver totalmente pintado, use um algodão ou uma folha de papel higiênico para retirar o excesso de grafite da folha.

Canal YouTube: Hélcio Sousa

Agora, coloque sobre a mesa uma folha em branco que receberá o desenho final (se preferir, pode fixá-la com fita adesiva para que o papel não se desloque durante o trabalho).

Canal YouTube: Hélcio Sousa

O próximo passo agora é colocar o papel que foi “grafitado” sobre a nossa folha em branco (vide as duas próximas figuras).

Importante: a face “grafitada” da folha deve ser colocada virada para a folha em branco.

Canal YouTube: Hélcio Sousa

Por fim, fixamos a nossa “folha matriz” com o desenho a ser reproduzido.

Canal YouTube: Hélcio Sousa

Agora, começamos efetivamente a “marcar” o nosso esboço com as linhas de contorno e destaque dos pontos de luz e sombra do desenho.

Canal YouTube: Hélcio Sousa

Por fim, temos o esboço finalizado e pronto para receber o sombreamento e como podemos constatar, as linhas de contorno e definição já estão concluídas.

Canal YouTube: Hélcio Sousa

Essa técnica do decalque faz com que o artista realmente economize muito tempo criando o seu esboço, mas o aspecto realista do desenho envolve ainda a aplicação de sombreamento, iluminação e demais outras técnicas.

O método “MESA DE LUZ”

A mesa de luz é um equipamento que serve como plataforma de desenho para o artista.

Consiste em uma superfície de vidro transparente com lâmpadas de led, na qual o artista fixa o desenho matriz (a ser reproduzido) e logo sobre esse desenho, o artista fixa também uma folha em branco na qual ele fará o traçado do esboço.

Ao serem ligadas, as lâmpadas de led iluminam a superfície da mesa onde estão as folhas de papel e o desenho a ser reproduzido é refletido na folha em branco.

O processo do traçado do esboço na mesa de luz lembra o decalque, com a diferença de que no método do decalque, o artista trabalha com o desenho matriz em cima da folha em branco e, ao utilizar a mesa de luz, o desenho matriz fica embaixo da folha em branco que receberá o esboço.

O método “MEMÓRIA VISUAL”

Definimos como memória visual a capacidade que o ser humano tem de reter pequenas quantidades de informações visuais (cores, formas, etc…) por um curto espaço de tempo.

Trazendo esse conceito para o mundo do desenho (e das artes em geral), significa que, se um artista olhar fixamente para uma imagem (ou parte dela), ele será capaz de armazená-la em sua memória e, por sua vez, poderá reproduzi-la.

Ainda seguindo esse conceito, temos o seguinte cenário:

  1. Falando especificamente do esboço, imagine que o artista olhe fixamente por alguns segundos para um detalhe qualquer de sua figura matriz, como por exemplo, um pequeno detalhe de um rosto que ele deseja reproduzir.
  2. Agora, imagine que esse pequeno detalhe fique tão “vivo” na cabeça do artista por alguns poucos segundos que ele seja capaz de “ver” esse mesmo detalhe em sua mente e imediatamente reproduzi-lo em uma folha em branco…

Basicamente, o artista coloca uma folha em branco em sua prancheta e coloca sobre essa folha a matriz com o desenho que ele quer reproduzir. Depois, o artista foca por alguns segundos em algum detalhe na folha matriz que está em cima e, rapidamente, ele levanta esse folha e desenha na folha branca de baixo o detalhe que o artista “gravou” na mente.

É esse o conceito de criação de esboços através da memória visual: o artista foca por alguns segundos em um determinado detalhe do desenho e consegue “ver” esse mesmo detalhe em uma folha em branco e acaba conseguindo reproduzir esse traço como se fosse um “decalque mental”.

Quando o artista se acostuma com essa metodologia e começa a “treinar” sua mente, a cada novo desenho ele tem a sensação de que o detalhe  que ele focou no desenho matriz realmente está “marcado” na folha que está embaixo e então o traçado fica mais fácil.

Esse método de criar esboços não é muito utilizado, uma vez que ele demanda muita técnica por parte do artista e os outros meios aqui descritos são muito mais rápidos de serem trabalhados.

Conclusão

Uau… quanta informação!! 

Finalizamos o assunto e agora a gente já tem um monte de opções para começarmos a criar nossos esboços e você pode experimentar e se decidir pela que mais lhe agradar.

Com essas dicas de esboço, o artista é capaz de produzir qualquer desenho, bastando apenas escolher a que mais se adapte ao seu estilo de trabalho.

O esboço é o ponto de partida de qualquer obra e sua correta interpretação define a qualidade do trabalho final.

Vou ficando por aqui e nos vemos no próximo artigo!  

Fontes Pesquisadas:

  • https://forum.imasters.com.br/topic/414740-resolvido%C2%A0m%C3%A9todo-de-propor%C3%A7%C3%A3o/
  • https://imagemdigitalum.wordpress.com/2016/02/02/aula-09/
  • https://www.drawspace.com
  • https://pt.wikihow.com/Fazer-Decalques
  • http://ilustracachos.blogspot.com.br/2015/09/mesa-de-luz-para-esboco.html
  • http://mauriciodesenhosrealistas.blogspot.com.br/p/como-utilizar-o-grafite-voce-quedeseja.html
  • http://queconceito.com.br/memoria-visual
  • https://www.cognifit.com/br/habilidade-cognitiva/memoria-visual
  • https://www.youtube.com/watch?v=lkrI8jYz1Gk&t=8s
  • https://www.youtube.com/watch?v=IYKP2Wg-RsA
  • https://www.youtube.com/watch?v=u614rScrkAg&t=2s
  • https://www.youtube.com/watch?v=ye6jXLsBAkQ
  • https://www.youtube.com/watch?v=mur82Tu7bQQ&t=4s
  • https://www.youtube.com/channel/UCr3DRj6PDA6fEEnDLagWekQ
  • https://www.youtube.com/watch?v=D9FQv0IRbUs&t=27s
  • https://www.youtube.com/watch?v=X95XkiycYpQ&t=3s